terça-feira, 30 de outubro de 2012

RESUMO DO ARTIGO EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

O artigo EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES UM ESTUDO EXPLORATÓRIO”, elaborado por Diene Eire de Mello, Hélio Gomes de Carvalho e Laíze Márcia Silvério. Professores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e Pós-Graduandos do Programa de Mestrado em Tecnologia do (CEFET-PR), tem como foco investigar a concepção dos professores do curso de Mecânica em nível de 2º grau sobre suas percepções acerca da Educação Tecnológica.
A introdução deste trabalho de pesquisa traz sucintamente relevâncias sobre aspectos relacionados à Educação Tecnológica (ET) e a importância de estimular discussões para obtenção de uma maior compreensão acerca da temática, pois se faz necessário entender e distinguir os conceitos de palavras relacionadas.
Na segunda parte do trabalho os autores relatam sobre os conceitos básicos e a necessidade em ser feita uma pesquisa arqueológica fazendo um rastreamento histórico levando em conta os contextos sociais diversos, assim como é comentado a fala de Ruy Gama (1986). Que ainda faz uma distinção sem maior aprofundamento sobre técnica (Conjunto de regras práticas para fazer coisas determinadas, envolvendo a habilidade do executor e transmitidas) e tecnologia (Estudo e conhecimento científico das operações ou da técnica). Conceitos estes cujos autores enfocam rapidamente, sem deixar muito claro o que de fato são estes procedimentos.
No texto é abordado ainda, um pouco sobre a Revolução Industrial e sua importância para a Educação Tecnológica, pois havia a necessidade em se ter um ensino voltado à formação profissional. O que é apreciado na fala que os pesquisadores proporá expor de Bastos “O avanço do conhecimento, a incorporação progressiva de novos métodos e técnicas de trabalho e produção, além de um novo desenho do mercado de trabalho, trazem repercussões diretas sobre a formação e a capacitação de recursos humanos que atuam nos diversos setores da economia.”(BASTOS, 1995, p.10). baseado nesta fala se acredita de a educação Tecnológica prepara o cidadão para todos os setores da vida, no entanto, não é descrito quais são estes setores, deixando uma lacuna neste aspecto.
A terceira parte do artigo tenta transcrever o desenvolvimento da pesquisa. Quem são os participantes que como já foram mencionados como sendo professores do Curso de Mecânica de 2º grau, a estrutura da pesquisa, a quantidade de participantes e os critérios usados para adquirir resultados, é nesta parte do trabalho que os pesquisadores apresentam algumas falas dos entrevistados dividindo-as em categorias e as [...respostas que não se limitaram unicamente ao aspecto da formação profissional dentro da educação tecnológica. Essas respostas delinearam três aspectos distintos: ênfase nos aspectos “humanos e sociais”, ênfase na necessidade de formar o “espírito empreendedor” nos alunos e a ênfase no aspecto da “pesquisa” como processo de ensino-aprendizagem...]. Porém, os aspectos ficaram sem conexão no sentido de como foram formulados estes aspectos.
Por último a conclusão do trio, que iniciam relatando sobre o curtíssimo período de tempo para a realização da pesquisa com os professores e da dificuldade que foi diagnosticada através da pesquisa sobre o conhecimento deficiente dos professores acerca da Educação Tecnológica, mesmo aqueles que foram considerados como pertencentes a uma concepção ampla.
Com tudo, é possível perceber durante a leitura deste artigo que este foi forjado de maneira acelerada, deixando lacunas na apresentação de conceitos que são de suma importância para a compreensão do que os autores gostariam de relatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário